sábado, 11 de setembro de 2010

Conselho Escolar

2.4. CONSELHO ESCOLAR


A primeira eleição para o Conselho Escolar da Escola Vale dos Lagos , deu-se em 2005, foram eleitos por votação direta e por segmento, representantes dos pais, professores, funcionários e estudantes. Naquele contexto, havia pouco crédito da comunidade escolar sobre a real atuação do conselho, não por culpa dos seus membros , mas pela própria conjuntura da Política e da Educação no Estado da Bahia, marcadas pela falta de democracia e transparência.

Em 2006, o conselho escolar de fato é estimulado a participar das decisões escolares, opinando e decidindo sobre aplicação de recursos, prestação de contas. Foi um início tímido ainda marcado pela conjuntura descrita anteriormente, mas representou a diferença.

No ano de 2007, a greve dos professores marcou a educação baiana, foram quase 02 meses de paralisação. Nesse ano o colegiado teve poucas oportunidades de se reunir, a representação estudantil foi desmobilizada com a saída de seus representantes para outras escolas, e os representantes dos pais deixaram Vale dos Lagos com a saída dos filhos.

Somente  em 2008, abre-se a possibilidade de novas eleições , trata-se de efetivar nas escolas baianas um dos pilares da Gestão Democrática. 
A atuação consistente desses conselhos implica consideração e o apoio a outras lutas, tais como as desenvolvidas por condições materiais satisfatórias de infra-estrutura das escolas, valorização efetiva dos profissionais da educação (formação continuada e salários dignos), entre outras, que devem ser igualmente fortalecidas e encaminhadas pelos organismos sociais competentes 9sindicatos, associações de educadores, entidades acadêmico-científicas da área educacional). Certamente, esse tipo de programa não pode substituir política públicas de maior amplitude e alcance, mas ela poderá plantar sementes que alimentarão uma nova prática escolar, prática esta que, a depender da vontade política e da ação concreta dos envolvidos no processo, poderá ter desdobramentos muito positivos no dia-a-dia das escolas e das comunidades por ele atingidas(...) Nessa perspectiva superam-se concepções meramente burocráticas e formais de gestão, possibilitando efetivos processos democráticos de gestão escolar, apoiados pela criação e funcionamento dos conselhos escolares. Essa prática da democracia participativa é passo importante no processo histórico de construção de um Brasil mais justo.(NAVARRO,2004, p.29)

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