sábado, 18 de setembro de 2010

Notícias

O Colégio foi convidado a participar com os alunos do video da gravação do Hino ao 2 de julho , confira  o video no endereço :   http://www.youtube.com/watch?v=n7fNpWaUhcw&feature=player_embeddedrir.

O Colégio Vale dos  Lagos promove Brechó Solidário como  culminância do Projeto Escola Ecológica, iniciativa dos professores envolvidos no projeto com apoio da comunidade escolar interna e externa . Confira o vídeo no endereço : http://www.youtube.com/watch?v=eycJnzmIpxE

Colegiado Escolar

sábado, 11 de setembro de 2010

Missão/ Visão/ Valores do Colégio

 Missão

Nossa Escola tem por missão a formação integral dos nossos alunos, através de uma Educação de qualidade e de um ensino eficiente e de excelência para todos os sujeitos do processo educativo.


 Visão


Seremos uma escola de referência na garantia de um ensino de qualidade e excelência, pois trabalharemos com transparência, ética, valorizando a participação e as ações inovadoras na construção de uma Escola Cidadã.

Valores


A comunidade escolar tem como valores:

a) Cooperação

b) Participação

c) Respeito Mútuo

Conselho Escolar

2.4. CONSELHO ESCOLAR


A primeira eleição para o Conselho Escolar da Escola Vale dos Lagos , deu-se em 2005, foram eleitos por votação direta e por segmento, representantes dos pais, professores, funcionários e estudantes. Naquele contexto, havia pouco crédito da comunidade escolar sobre a real atuação do conselho, não por culpa dos seus membros , mas pela própria conjuntura da Política e da Educação no Estado da Bahia, marcadas pela falta de democracia e transparência.

Em 2006, o conselho escolar de fato é estimulado a participar das decisões escolares, opinando e decidindo sobre aplicação de recursos, prestação de contas. Foi um início tímido ainda marcado pela conjuntura descrita anteriormente, mas representou a diferença.

No ano de 2007, a greve dos professores marcou a educação baiana, foram quase 02 meses de paralisação. Nesse ano o colegiado teve poucas oportunidades de se reunir, a representação estudantil foi desmobilizada com a saída de seus representantes para outras escolas, e os representantes dos pais deixaram Vale dos Lagos com a saída dos filhos.

Somente  em 2008, abre-se a possibilidade de novas eleições , trata-se de efetivar nas escolas baianas um dos pilares da Gestão Democrática. 
A atuação consistente desses conselhos implica consideração e o apoio a outras lutas, tais como as desenvolvidas por condições materiais satisfatórias de infra-estrutura das escolas, valorização efetiva dos profissionais da educação (formação continuada e salários dignos), entre outras, que devem ser igualmente fortalecidas e encaminhadas pelos organismos sociais competentes 9sindicatos, associações de educadores, entidades acadêmico-científicas da área educacional). Certamente, esse tipo de programa não pode substituir política públicas de maior amplitude e alcance, mas ela poderá plantar sementes que alimentarão uma nova prática escolar, prática esta que, a depender da vontade política e da ação concreta dos envolvidos no processo, poderá ter desdobramentos muito positivos no dia-a-dia das escolas e das comunidades por ele atingidas(...) Nessa perspectiva superam-se concepções meramente burocráticas e formais de gestão, possibilitando efetivos processos democráticos de gestão escolar, apoiados pela criação e funcionamento dos conselhos escolares. Essa prática da democracia participativa é passo importante no processo histórico de construção de um Brasil mais justo.(NAVARRO,2004, p.29)

Perfil da Comunidade de Entorno

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO




A comunidade do entorno é formada por moradores de bairros muito populosos a exemplo de Canabrava, São Marcos e Pau da Lima. São localidades da cidade que cresceram com o inchaço de Salvador. Nesses locais onde antes havia reservas da Mata Atlântica, atualmente encontram-se bairros populosos e sem infra-estrutura para atender suas demandas.

No centro dessa região populosa, encontra-se o Jardim Botânico de Salvador, uma área de mata atlântica caracterizada por sua espécie nativa o Oitis, são árvores de grande porte com um fruto muito adocicado, que segundo alguns populares possuem forte poder afrodisíaco. Envolvendo o parque florestal, encontram-se as ruas, o intenso movimentos dos veículos, as construções verticalizadas e mal planejadas e muita gente circulando.

O sistema de Educação e Saúde pública é muito precário o sistema privado local. Existem escolas públicas do Município e do Estado que ofertam vagas para a juventude local e Postos de Saúde do Município e Estado que atendem a demanda das comunidades vizinhas, entretanto são comuns as queixas feitas pela população a esses serviços.

Essa realidade de precariedade dos serviços contrasta com a excelência privada propagandeada pelo Hospital São Rafael na área da saúde ou pelas escolas e faculdades particulares do entorno. O que demonstra que a população local convive com fortes contradições sociais.

.

Perfil do estudante

2.2. PERFIL DOS ESTUDANTES


Grande parte dos alunos do Colégio do Vale dos Lagos são provenientes de bairros muito populosos do entorno, Canabrava, São Marcos e Pau da Lima. São estudantes oriundos de famílias que enfrentam grandes problemas sociais e ambientais.
São crianças e jovens pelo diurno que precisam ser assistidos pela Escola levando-se em conta sua situação social, sobretudo os alunos do ensino fundamental 1, das classes iniciais de 1º a 4º séries. Fornecendo a eles, água de qualidade através dos bebedouros, merenda saudável, lhes proporcionado práticas lúdicas e esportivas, acompanhadas de aulas com professores motivados e atentos a faixa etária de seu público alvo.

Pela noite a configuração do público alvo se modifica com a chegada dos estudantes na sua maioria adultos. São homens e mulheres formados por desempregados, subempregados, domésticas e trabalhadores de pequenos serviços que necessitam de uma atenção específica no sentido de valorização dos seus aspectos mais humanos visto que são marcados por um cotidiano muito duro.

O Colégio Vale dos Lagos, é marcada por essas heterogeneidades de público, que demandam questões que variam de cursos, séries e turnos diferentes. Uma das questões que identificam seus estudantes é a sua origem, nos bairros que são muito próximos, o que torna a realidade social e ambiental muito parecida entre eles.

Dados de identificação